terça-feira, 13 de julho de 2010

Pirulitos.... ou Piluritos

Pra falar a verdade, nunca soube o certo, se é pirulitos ou piluritos. Mas recentimente conversando com uma colega de escola de santanense (Cilene), ela me recordou sobre os pirulitos que minha mae fazia em casa para ajudar na despesa. Era feito com papeis de seda, em formato de cone. Minha mãe com sua paciencia invejável, ( e por sorte eu herdei isto dela) fazia o melado, colocava essencia, as vezes mel, as vezes limão (laranjinha capêta),. Testava a consistencia, em uma vazilha com agua,e entao quando começava a ficar no tipo puxa-puxa, ela entao colocava nos papeis que ja estava na forma. A forma era um tablado todo furadinho, onde ficava os papeis de seda, que as vezes variavam de cores. Eu torcia para ela errar na mão, e deixar cair um pouquinho na tabua. Este pouquinho eta tao interessante, que fazia ate a gente apressar a venda, funcionava como presente. Assim que terminava a venda a gente podia arrancar aqueles pedacinhos e deliciar. Eu vendia na porta do grupo escolar Souza Moreira (HUM... me deu uma saudade do Soi Zé Careca, ele era porteiro e nao brincava em serviço). A escola tinha seus horarios, e fora dele, ia pelas ruas da nossa saudoza santanense aos gritos ( Auuuuu.......pirulito). o Auu... demorava um pouquinho mas o pirulito era um refrão rapido). Tinha gente que compra uns cinco de uma vez, e eu ia juntando moedas e dinheiro no bolso enquanto o tablado ficava vazio. Ia na rua de baixo, no campão, no cruzeiro, e por ai afora. Os palitos eram feitos de bambu, lascados e lixados com uma faca. Dava uns trocos até bom, pois eu ganhava 25% do valor das vendas. Valeu Cilene pela lembrança, e tendo mais me envie para meu e-mail, terem prazer em publicar aqui.
abraçao a todos leitores, e agora um especial tambem para a nova leitora, Luana tambem de Itauna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário