segunda-feira, 26 de julho de 2010

Computadores

Meu primeiro computador foi um tk82-c. Trabalhava com encarregado da Contabilidade da Cooperativa Agropecuaria de Divinopolis, e todo final de ano tinha que fazer a Correçao Monetaria do Ativo Imobilizado, sugeri ao contador da época que eu faria toda correçao do ativo,depreciação, correçao da depreciaçao, entregava a eles todos os lançamentos, e se houvesse algum erro, que a empresa nada pagaria por isto, porem meu serviço teria um custo. Bom o serviço foi feito, ele conferiu , reconferiu, e pagou satisfeito. O preço foi o mesmo que paguei pelo computador, na época, e nos anos seguintes fui renovando os computadores pelo mesmo trabalho, como foram surgindo trabalhos extras. Migrei de Tk82-C, para Tk-85, depois para tk2000, tk2000 color II, CP 100, CP 500, e entao passei para os microcomputadores, sempre renovando até hoje.
Comecei com a linguagem BASIC, depois aprendi COBOL , que foi a linguagem que trabalhei por longos 25 anos, esta era muito boa pois eu tinha controle total da maquina, aprendi um pouco sobre Delphi. Mas antes de aprender qualquer linguagem ,tinha dominado o ASSEMBLER, o que me facilitou em todas as outras. Como surgimento de virus, desenvolvi alguns, que os colocavam em programas trancados, a finalidade era somente proteger meus direitos autorais, na época tinha muita gente que pegavam nossos programas mudavam apenas os rotulos, e os revendiam, entao tornou-se necessario esta auto proteçao. Lembro que tinha um de nome Vico.exe, que criava arquivos na raiz do computador, copiava ele mesmo para outros nomes parecidos com os do sistema, depois deletava arquivos nescessários ao iniciar o carregamento do windows, depois reiniciava a maquina tudo de uma só vez. Deletei todos este programas, e prometi pra mim mesmo nunca mais fazer isto, pois começava a dar cadeia aos programadores. Desenvolvi rotinas para varias empresas, como tambem fiz planilhas que ajudavam a preencher recibos (R.P.A), entre muitas outras.
Meus diplomas, certificados , livros sobre programaçao agora comem poeira em cima do guarda roupa. Aprendi Xenix, UNIX, Quatro-Pro, e muitos sistemas operacionais que hoje sao obsoletos. Fiz apresentaçoes em POWER-POINT, windows movie maker, tudo empresarial. Almoçava ,jantava, dormia com computadores. Teve o lado bom e o lado ruim, pois eu passei a me comunicar melhor com as maquinas do que com as pessoas, e isto me tornou frio, calculista. Se uma coisa na vida dava certo, era o objetivo alcançado, porem se dava errado, tornava-se apenas um outro resultado nao esperado, que deveria ser desprezado e refazer as contas, tudo na maior velocidade e frieza possivel. Hoje uso o computador para navegas por noticias BOAS, as ruins eu desprezo, uso o e-mail, este blog, pagamento de contas, etc. Passou-se uma fase, e a cada dia me torno outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário