quarta-feira, 14 de julho de 2010

Dona Maria Do Carmo


Sim, dona Maria Docarmo, foi a responsavel pela minha presença aqui neste planeta bonito e bobo.Ela me colocou meu nome de Helenio, em homenagem a um médico em Para de Minas, queria que quando eu crescesse fosse um médico, porem acho que nao a decepcionei, pois como programador da linguagem cobol, e gerente de informatica de uma grande empresa, consegui por 30 anos o que muitos médicos daqui nao conseguiram.
A maioria que conheço dependem de 3 ou quatro empregos para manterem seus padroes de vida. Eu ja sou mais singular, penso que quem nao se contenta com pouco, muito mais se contentaria com muito, e uma vida simples é melhor.
Bom foi a minha querida mãe, com sua paciencia divina,que me fez ser católico, fiz guarda de honra, na igreja, fiz a cruzada cristã, fui coroinha, e tudo isto porque
ela pegou no meu pé e me forçava a ir sempre igreja. Lembro-me que ela fazia parte do clube de maes,tudo isto em Santanense, e la neste clube, ela aprendeu primeiro a fazer umas sacolas com fios plasticos, depois fez samburá ( a maioria das pessoas nao sabem o que é isto), depois ela fazia jarros grandes lindos, e dourados. A Criatividade dela não era só nas artes, ela tambem sabia controlar a situaçao em casa, quando as coisas nao andava bem. Se faltava carne, ela fazia um molho de ovo, com cebolinhas, fazia biscoito fritos, fazia bolinhos, rosquinhas, pregava botoes em camisa, dava barra nas calças, alem de lavar a roupa de todo mundo, com uma paciencia angelical, que gosto de repetir sempre. As vezes ela dava uma paradinha com a lavagem, que era feita com as maos, e olhava para o ceu durante alguns minutos,tudo paravam, tudo ficava quieto, e depois retomava novamente com a esfregaçao das roupas.Tinha caprinho por seus quadros de santos, guardava num cantinho as erva-cidreiras, usadas nas procissoes de ramos. Estas erva-cidreiras eram queimadas dentro de casa, nos quartos, para amenizar as tempestades e chuvas bravas, e eu acreditava naquilo, talvez nao tivesse o efeito meterologico esperado, mas alimentava as esperanças e dava coragem pra enfrentar os raios, trovoes e o medo da chuva.
Sei que o Sô Vico dava trabalho pra ela, com suas pingas, mas naquele tempo isto era muito comum na maioria das familias. Lembro-me tambem que ela mandava eu pegar a latinha de Masstumate( Extrato de tomate), e ia ralar no passeio ate abrir a tampinha, pois nao havia abridor de latas, ai quando começava a vazar um pouquinho do extrato, eu dava uma lambidas das boas, pois ate hoje eu adoro comer extrato de tomate puro. Tanto ela como meu pai, gostavam muito de mim, tanto que meus irmãos me apelidaram de "Bolinha de Ouro", porem acho que tudo isto era porque sempre fui muito levado, muito corajoso, e eles preferiam que eu ficasse mais perto deles, afim de evitar a maioria das confusões, que eu nunca deixei de fazer.
Futuramente voltarei a escrever mais sobre ela, hoje resolvi escrever apenas um pouquinho, a pedido de LUANA (filha de meu estimado irmão Luiz..inho).
abraçao a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário