domingo, 28 de abril de 2019

Dicas e truques sociais


Aqui está uma lista dos meus "truques” e táticas favoritas de psicologia prática para o uso diário.
Destaque-se e dê às pessoas uma imagem clara e vívida de você mesmo ou do tempo que você passou com elas. As pessoas se lembram do começo e do fim de algo (por exemplo, sequência de números, lista de compras, etc.) No entanto, é no meio onde as coisas tendem a ser esquecidas. Se você estiver agendando um horário para uma entrevista, verifique se você será entrevistado primeiro ou por último. Se você estiver indo a um encontro, escolha um horário no começo ou o final do dia. E, enquanto estiver lá, certifique-se de definir uma impressão forte para o início e o final do mesmo.

Se você deseja aumentar a confiança das pessoas mais rapidamente, o espelhamento pode ser muito eficaz. Quando você está conversando, espelhe de maneira sutil a linguagem corporal das pessoas com as quais você está. Espalhar sutilmente a linguagem corporal das pessoas faz com que subconscientemente elas pensem que você está sincronizado, o que funciona muito bem para gerar confiança.

Se você estiver em um encontro, escolha uma atividade que envolva um pico de adrenalina. Isso ajudará a estimular a excitação no cérebro e fará com que a outra pessoa acredite que está realmente aproveitando seu tempo com você. Eles atribuirão à tal causa o pico emocional de sua atração por você.

Se você acha que alguém não gosta de você, peça a essa pessoa um pequeno favor, como pedir emprestada a caneta. Mesmo que eles estejam inclinados a dizer não, pedir emprestado uma caneta é um favor tão pequeno, que é incrivelmente difícil para qualquer um dizer não a isso. Depois de aceitar seu pedido por um pequeno favor, ele finalmente chegará à conclusão de que você é uma pessoa tranquila, afinal. Isso é muitas vezes chamado de Efeito Benjamin Franklin, como ele implantava regularmente.

Se você tem um amigo que se esforça para se abrir para você e dizer como ele se sente. Faça uma pergunta e, se ele responder parcialmente, ou parecer que está escondendo algo, basta manter o contato visual e ficar em silêncio por alguns segundos. O silêncio combinado com o contato visual o deixará desconfortável. Ele irá falar para quebrar essa tensão, mesmo que isso signifique dar a você a informações que que ele estava segurando.

Para descobrir se uma pessoa gosta de você, escolha uma palavra e toda vez que ela usar essa palavra ou frases que são sinônimas, acene com a cabeça e sorria. Se ele(ela) gostar de você, observe-o(a) começar a usar esta palavra o tempo inteiro.

Você quer que as pessoas levem suas palavras a sério? Toda vez que você lhes disser algo, diga que seu pai lhe ensinou isso. As pessoas tendem a acreditar no conselho dos pais inerentemente.

Torne-se um campeão supremo de “Pedra, Papel ou Tesoura”! Para ganhar no jogo “Pedra, Papel ou Tesoura”, antes de começar, faça uma pergunta aleatória ao seu oponente. Na maioria das vezes, seu amigo ficará confuso e jogará "tesoura".

Se você quiser que as pessoas concordem com você, acene com a cabeça e mantenha contato visual enquanto estiver falando. A ação de “acenar com a cabeça”. faz com que as pessoas comecem a acreditar que o que você está dizendo é de fato verdade e portanto, provavelmente começarão a concordar com você. Além disso, seguindo padrões de comportamento social, as pessoas também tendem a acenar de volta.

Você já desejou que o metrô não estivesse lotado de manhã? Em lugares lotados, olhe para a sua frente na direção em que você está indo. Você irá se impressionar ao ver a multidão literalmente dar lugar a você. Esse truque é bem fácil de explicar: em lugares lotados, tendemos a olhar nos olhos das outras pessoas para sabermos a direção que alguém está seguindo para que nós tomemos o caminho oposto para evitar uma colisão .

Se uma certa música está presa na sua cabeça e você gostaria de esquecê-la, tente pensar no final da música. De acordo com o efeito Zeigarnik, nosso cérebro tende a lembrar as coisas que deixamos inacabadas. Então, se você pensar no final daquele irritante som grudento, você será capaz de tirá-lo da sua cabeça.

Se você tem a sensação de que alguém está te observando, apenas boceje e olhe ao redor. Se alguém estiver te seguindo, eles também bocejarão, pois o bocejo é extremamente contagioso. Olhar para o seu relógio também funciona.

Seu amigo provavelmente o ajudará a carregar, digamos, uma caixa de suas coisas se você continuar falando enquanto dá para ele a caixa.A maioria das pessoas nem perceberão que você está entregando algo a elas e ainda assim aceitarão. No entanto, algumas pessoas mais atentas e menos próximas a você podem ficar bastante confusas.

Seja o que for que seu amigo(a) acabou de dizer, parafraseie e diga de novo. A pessoa que está conversando com você, irá subconscientemente ter a sensação de que você é realmente um ótimo ouvinte. Só não vá longe demais com a coisa.

Se você quiser que alguém o ajude, comece sua frase com as palavras "Eu preciso da sua ajuda ..." As pessoas detestam se sentir culpadas e é por isso que não podem se recusar a ajudar. Além disso, não deixe de usar a palavra "porque". Por simplesmente acrescentar essa palavra, permite que as pessoas saibam que há um bom motivo, fazendo com que elas se sintam mais incluídas para ajudar.

Se você acha que uma pessoa não gosta de você, pergunte a ela se você pode pegar o lápis ou a caneta dele emprestada. Por um lado, as pessoas tendem a não ajudar aqueles que elas não gostam, mas, por outro, é um favor tão pequeno que o seu “hater” não conseguirá dizer "Não". Eventualmente ele irá concluir que você não tão ruim assim.

As mulheres que sorriem são mais atraentes. Homens que sorriem menos e parecem sérios são mais atraentes. Atração é igual a carisma e isso torna mais fácil para você usar técnicas psicológicas no seu alvo.

Nunca aperte as mãos de alguém se suas mãos estiverem frias. Se você sabe que vai apertar a mão de alguém, certifique-se de que suas mãos estão quentes. Mãos quentes promovem uma atmosfera amigável, enquanto o aperto de mãos frio desencadeia o efeito oposto.

Encontre um ponto de afinidade. Agora, vocês dois fazem parte de um "grupo interno". É da natureza humana procurar indivíduos com a mesma mentalidade e pelo fato os vermos como nós, nós automaticamente confiamos mais neles. Isso cria uma mentalidade de nós contra eles. Se colocar contra algo pode ser tão poderoso em marketing quanto defender algo.

Deixe-os falar sobre si mesmos. Este é um conselho clássico de networking, mas funciona, mesmo quando a outra pessoa está ciente desse efeito, e é por isso que eu gosto tanto. Resultados mostraram que as regiões cerebrais associadas à motivação e recompensa eram mais ativas quando os participantes compartilhavam informações publicamente - mas também quando falavam de si mesmos, mesmo que ninguém estivesse ouvindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário