quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pedreiros eu ?!?!?

Bom,meu pai era pedreiro, porem de acordo com alguns irmãos, ele nao era dos muitos bons, porque alem de pedreiro, era vidraceiro, eletricista, bombeiro, e bota etecetera nisto. Como em todo ramo, clinico geral, e diferente de especialista, e as vezes penso que ele dava um duro danado, e sobrava pouco tempo, fazendo que com isto tinha muita pressa em fazer de tudo, deixando os caprichos para quando tivesse mais folga.
Dizendo tudo isto, me vejo hoje na funçao de pedreiro tambem. É que precisei de pedreiro para assentar portas e janelas, e eles começaram a fazer hora com minha cara.Entao resolvi colocar a mão na massa. Pensei os seguinte, eu tenho o material, tenho tempo, e vou fazer eu mesmo, se ficar ruim, desmancho e faço de novo, e se for preciso repetirei tudo outra vez, pois se uma pessoa faz eu tambem posso fazer.Assentei a primeira janela, com todo capricho, recebi elogios, assentei a segunda e novamente recebi elogios de varias pessoas , inclusive do proprio pedreiro que havia sumido do mapa. Ele chegou a dizer que se eu quisesse poderia ate pegar uns bicos pois meu serviço estava bem feito. Obedeci certas regras fundamentais no ramo de pedreiro, sao elas : trabalhar sem pressa, peneirar e caprichar na massa, se precisar de andaime, que o faça caprichado, use o PRUMO, linha, nivel, esquadro, sabendo com certeza quais sao as finalidades deles, confira, refaça os prumos, niveis etec, e depois maos a obra, de acabamento em tudo que fizer com caprinho para que as outras pessoas vejam, quando acabar limpar as ferramentas, o local de trabalho, e descanse. Ficou otimo, foram varias pessoas que disseram que eu nao preciso mais de pedreiro, que eu consigo fazer tudo sozinho. Fiquei lisonjeado, e botei muita fé em mesmo. As vezes a gente aprende com as dificuldades, mas vale a pena tentar. Assim que assentei a segunda janela, o pedreiro largou o bico que estava fazendo e correu para minha construçao, como eu havia tratado com ele, deixei ele fazer o resto, mas notei que ele sentiu medo de perder a bocada. Notei tambem que todos eles, procuram fazer render o maximo qualquer tipo de serviço, para se valorizarem mais. É um tal de esqueceu ferramentas em casa, de ir no banheiro, de tomar agua, de fazer um cigarrinho, enfeitam tudo que fazem, assim o relogio anda, e estando por conta do proprietario, tempo é dindin no bolso dele.
Ja sei assentar tijolos, rebocar, fazer massa, e outras coisas. O Gerente do Senai daqui disse-me que o serviço nao é dificil o que acontece com a maioria das pessoas, e que sentem medo, evitam mecher com massa, acham o serviço sujo, e preferem ficar de braços cruzados esperando que aconteça. Ele mesmo esta construindo a propria casa aqui na redondeza,e esta ficando otima. Pra se ter uma ideia, pedreiro aqui cobram 85 por dia, mais o servente a 35. Se rendessem valeria a pena, mas isto nao acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário