quarta-feira, 2 de abril de 2008

É viável



Bom o que vou contar agora, é fato... e está acontecendo.
A Cooperativa Agropec.Divinopolis, foi criada em 1954, com a finalidade de dar escoamento a produçao leiteira para os produtores.
Na epoca tinha laticinios que compravam leite dos produtores, porem eles estabeleciam
o preço que eram mais convientes aos proprios laticinios, e os produtores nao tinha escolha a nao ser entregar o leite a preços irracionais. E era sempre assim, epóca das aguas (novembro-a-março) a produção de leite subia, devido as fartas pastagens, e o preço do leite desciam verticalmente. Já na entre-safra, o gado produzia pouco e preço era valorizado, como acontece em toda produçao agricola. Para evitar serem massacrados pelas multinacionais, criaram uma cooperativa, que mantinha os preços estabilizados.
Os Cooperados deveriam ser fieis a sua coopertiva, porem o que ocorreu foi o contrario.
Atraidos por preços mágicos, os produtores começaram a ser infieis e deixarem de enviar o leite a cooperativa, enfraquecendo-a. As empresas podia oferecer R$1,00 por litro de leite e vende-los no mercado a R$1,05 conforme foi constatado, e a magica pra isto é facil. Esta empresas diluiem agua,soro,e conservantes em seus produtos, fazendo que eles se multipliquem, e nao percam a validade, como tambem reprocessam leite vencidos que sao retornados a sua industria, tornando a magem de lucro exorbitante e podendo assim concorrer com a cooperativa em uma desigualdade.
Na cooperativa se entrar 100.000 litros de leite, tem que sair 100.000, ja nos laticinios concorrentes, o caso é outro, pode-se ate dizer que entra 100.000 e sai 500.000. La nao existem conselhos de administraçao, fiscais o tempo integral, e a empresas vizam lucros. Porem procurem saber da qualidade do leite delas.., ela fala por si só.
Nesta materia estou incluindo duas materias de jornais, e pelo que tudo indica ainda nao fomos pro fundo do poço, a honestidade, o historico,e a justiça ainda continuam prevalecendo, clique nas fotos e leiam a materia com Karinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário