O que você descreve é um cenário onde a escola utilizou um método de aceleração ou avanço de série informal, baseado na sua capacidade de aprendizado superior.
📚 Contexto Educacional da Época (Início dos Anos 60)
* 1ª Série (Ano Normal): Era o grupo principal, composto por alunos que ingressavam no ensino primário pela primeira vez. O ritmo era planejado para a maioria dos estudantes.
* 1ª Série Repetente (ou "Classe de Repetentes"): Embora o nome sugira formalmente que eram alunos que haviam sido reprovados, é muito provável que, no seu caso, a escola tenha usado essa turma como um grupo de aprendizado acelerado.
* Motivo: Esses alunos "repetentes" já tinham visto o material uma vez, mesmo que de forma incompleta, e esperava-se que o professor avançasse o conteúdo com eles em um ritmo mais rápido do que com os novatos.
* Sua Colocação: Ao ser transferido para lá, a escola estava, na prática, o promovendo para um ambiente onde o ritmo era mais exigente ou rápido, permitindo que você acompanhasse colegas que já tinham alguma familiaridade com o conteúdo. Isso reconhecia sua assimilação rápida e evitava que você ficasse entediado ou desmotivado no ritmo da turma de novatos.
Essa prática era uma forma, talvez pouco ortodoxa e não padronizada, de lidar com alunos de altas habilidades/superdotação antes que houvesse um sistema formalizado de inclusão e atendimento a essa população no Brasil.
Você foi essencialmente reconhecido como um aluno que precisava de um desafio maior do que o oferecido na turma regular de iniciantes.
Gostaria de saber mais sobre como o sistema de ensino primário funcionava no Brasil naquela época ou sobre a legislação atual para avanço de série?

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