quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Orgulho, coragem, humildade, ou simplicidade.

Estava em perdido em meus pensamentos, quando fui de encontro ao Bairro das industrias em Contagem. La na Rua Industria Mineira de Moagem, la no comecinho, morava minha doce e meiga Dinhavó. Depois de muito tempo , e quando ela ja tinha partido desta para o encontro do Criador, fui saber o que significada Dinhavó, pois o nome dela nao era este, alias o nome dela éra Maria Lucinda de Oliveira. Estes Oliveiras..., Aqui na minha cidade existe um certo preconceito quanto aos moradores de Oliveira, dizem que não é bom beber agua daquela cidade, nem abastecer veiculos por lá. Voltando aos primórdios (????), êta nois!!! viu, la tambem moravam o tio Tadico, que em uma manhã de Sábado, quando a fome apertou, ele fez um Sanduiche de pão com ovo, e achou aqui o máximo, me arrepio só de pensar naquele ovo mal frito,expremido num pão durmido, e pingando pra casa toda, que ele devorou como se fosse o maior banquete.
A fome tempera. Bom lembro-me tambem de um fato isolado que permaneceu na minha mente. A vó, gostava de misturar no prato toda a comida, e aquele guisado, ela devorava com muito gosto. Eu , reparava ela com toda sua idade, semblante simples, ja nao possui dentes naturais, e colocava aquela colher com um pouquinho de comida na boca, dava umas tres vorta (voltas) , na boca e mandava goela abaixo , o mexido, sem a menor pressa. O Luiz, melhor dizendo luizinho, ou liizinho que a gente tinha o custume de chamar com carinho, passava perto dela, e falava.
-ô vó, me dá um tiquinho....
Ela acabando de tirar a colher da boca, pegava um pouquinho no prato, e com a mesma colher colocava na palma da mão dele, e ele colocava na boca, comendo na maior delicia.
Nao sei se era um ato de coragem, carinho, fome mesmo, ou eu era muito orgulhoso, e perdia aquela oportunidade. Só sei que achei isto o máximo, levando em conta que este mano, alem de simples, nao era orgulhoso.
Qualquer dia numa pescaria, vou comentar isto. Tou vendo que uma delas esta para acontecer muito em breve.
Vou parar por aqui, pois tenho que fazer o rango, e o tempinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário