sábado, 17 de abril de 2010

Parábola do ferreiro


“Era uma vez um ferreiro que, após uma juventude cheia de excessos, entregou sua alma a Deus. Durante muitos anos, trabalhou com afinco e praticou a caridade, mas apesar de toda a dedicação nada parecia dar certo na vida dele. Muito pelo contrário, os problemas e as dívidas se acumulavam cada vez mais. Uma bela tarde, um amigo que o visitara e que se compadecia da situação difícil do ferreiro comentou: 'É realmente estranho que justamente depois que você resolveu tornar-se um homem temente a Deus sua vida começou a piorar. Eu não quero enfraquecer a sua fé, mas nada para você tem melhorado'.

O ferreiro não respondeu imediatamente. Ele já havia pensado nisso muitas vezes, sem entender o que acontecia em sua vida. Entretanto, como não queria deixar o amigo sem resposta, começou a falar e terminou encontrando a explicação que tanto procurava. Eis o que disse o ferreiro: 'Eu recebo nesta oficina o aço ainda não trabalhado e preciso transformá-lo em espada. Você sabe como isto é feito? Primeiro eu aqueço a chapa de aço em um calor infernal até que fique vermelha. Em seguida, sem qualquer piedade, eu pego o martelo mais pesado e aplico golpes até que a peça adquira a forma desejada; logo, ela é mergulhada em um balde de água fria e a oficina inteira se enche com o barulho do vapor, enquanto a peça estala e grita por causa da súbita mudança de temperatura. Tenho que repetir este processo até conseguir a espada perfeita; uma vez apenas não é o suficiente'. O ferreiro deu uma longa pausa e continuou: 'Às vezes, o aço que chega até as minhas mãos não consegue agüentar esse tratamento. O calor, as marteladas e a água fria terminam por enchê-lo de rachaduras. E eu sei que jamais se transformará numa boa lâmina de espada. Então, eu simplesmente o coloco no monte de ferro-velho que você viu na entrada de minha oficina'. Mais uma pausa e o ferreiro concluiu: 'Sei que Deus está me colocando no fogo das aflições. Tenho aceitado as marteladas que a vida me dá, e às vezes sinto-me tão frio e insensível como a água que faz sofrer o aço. Mas a única coisa que peço é: Meu Deus, não desista até que eu consiga tomar a forma que o Senhor espera de mim. Tente da maneira que achar melhor, pelo tempo que quiser, mas jamais me coloque no ferro-velho das almas'.”

“Encontre seu erro antes do julgamento de Deus. Deixe-o condená-lo, deixe-o perdoá-lo e abandone o seu erro.” Frase extraída do livro Derrubando Golias de Max Lucado

domingo, 4 de abril de 2010

Feliz Pascoa a Todos.


Todo ano quando chega a semana santa, me vem a memoria um lembrança de um certo professor de matematica no Ginasio Santanense. Seu nome Dalmo, ou melhor dizendo Professor Dalmo, lecionava matematica, e era um dos bons.Contou ele que em uma epoca, participou da celebraçao da semana santa na igreja de itauna, a praça cheia de fieis, todo mundo usando roupas novas, e capricando nos perfumes, lotavam
a praça afim de assistir a pregaçao e a celebraçao.Contou ele que fez o papel de Jesus Cristo, que ele sem camisa, descalço, foi preso na cruz,nao pregavam , mas amarravam as maos para poder prende-lo na cruz, e aquela cruz pesadae grossa, foi colocada em pé , la no palco, na frente de todos, ao seu lado foi colocado
mais duas , uma de cada lado, sendo a representaçao do mal e do bom ladrão.
Porem eles nao capricharam no furo onde a cruz seria colocada , O furo ficou e pequeno, e quando colocaram a cruz, ele nao contavam que o furo seria muito pequeno. Eis que assim que colocaram a cruz em pé, e sairam para continuar a celebraçao.
Eis que aconteceu o imprevisto, a cruz começou a inclinar, e desceu rumo ao chao, com o professor Dalmo preso nela.Foi um espetáculo a parte. Ele contou que o chao foi chegando numa velocidade danada, e ele por mais que tentasse nao consegui soltar suas maos da cruz para se proteger, e foi direto com a cara no chao, pressionado pelo peso da cruz.Quebrou o maxilar, o nariz, e o sangue corria direto. Depois do Deus nos acuda, apareceu os soldados, que o dessamaram , e tirou a cruz de cima dela, levando direto para o pronto socorro a fim de dar os pontos, e dar um banho de mercurio cromo. Ficou na historia esta passagem, e me parece que ele nao voltou mais a participar desta ensenação.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Semana Santa

Semana Santa esta otima aqui na nossa paroquia. Agora achamos um padre otimo, ate que enfim o Bispo acertou em cheio. Padre Geraldo, tem uma cara "que parece que matou Dez..!". Por mais que ele se esforce a cara dele dá medo. Mas suas obras estão saindo, ele mandou asfaltar uma rua em frente a igreja, e la esta fazendo toda a celebraçao da semana santa, com grande participação popular, sem atrapalhar o transito de veiculos. Sempre agradece aos moradores pela paciencia e colaboraçao, sempre pedindo aos fieis muito silencio e dedicaçao as procissões, que todos levem a serio e deixem os assuntos para depois, criando assim um ambiente de religiosidade muito agradavel. No Inicio da semana, a igreja distribui por conta propria , velas e uma proteçao para ela, contendo a imagem de Nsa Senha, São jose,S;Francisco de Assis, e Jesus Cristo, sem ser cobrado qualquer importancia dos fieis, apenas que participassem das comemoraçoes.Ontem na procissão do encontro, todo mundo com suas melhores roupas, e bem perfumados, fomos colhidos pela chuva no meio da missa, e foram poucos que arredaram os pés, tomamos chuva e achamos que valeu o sacrificio , em memoria daquele que fez muito mais do que isto.Eu andava um pouco desanimado com minha fé, depois que cheguei a conclusao que nao posso mais comungar, devido ao meu estado civil, porem a igreja sempre prega o perdão, nos convida a confessar, mas tem coisas que não tem jeito de se resolver, no meu caso foi bom para ambos os lados, então que me perdoe o modo da igreja discriminar, e eu nao vou culpa-la por isto, sou um produto do meio, não vou deixar de amar, gostar ou viver por isto, não nasci para viver sozinho, amar e ser amado. "olheis os nossos pecados mas a FÉ que anima a nossa Igreja ".